CATEGORIA: KIG

REGULAMENTO COPA SEEPIL DE KART V4 2022

EMITIDO EM 02/Ago/2022 | Rev. 1 em 04/Out/2022

 

 

1 REGULAMENTO DESPORTIVO
As categorias serão divididas em:

    • FAST: Peso mínimo de 170 kg
    • SPRINTER: Peso mínimo de 160 kg
    • MASTER: Peso mínimo de 160 kg
    • NOVATOS: Peso mínimo de 160 kg
[ADENDO 1: adicionada a categoria FAST]

1.1 A idade mínima para a participação é de 12 (doze) anos, desde que
completos no ano de 2022. Todos os menores de 18 anos só poderão
participar mediante autorização prévia por escrito emitida pelos
responsáveis legais do menor.

1.2 A categoria NOVATOS se destina aos novos pilotos e/ou aqueles que
estejam iniciando no esporte.

1.3 Aos novos pilotos, sem experiência comprovada no esporte, deverão fazer
um teste prático de pista, para que a comissão organizadora possa aprovar
sua participação.

1.4 A pesagem será obrigatória ao término da tomada de tempos e, também,
de cada bateria. Caso o piloto não consiga chegar a balança por meios
próprios (por exemplo, por quebra), será permitido ser rebocado até o
ponto de pesagem, porém, se não o fizer, será desclassificado.

1.5 O piloto que não atingir a pesagem mínima de sua categoria será
desclassificado, vide item 2.7 do regulamento técnico.

[ADENDO 1.5: alteração da redação]

1.6 Após a pesagem os karts deverão permanecer dentro do parque fechado
até o final de todas as corridas ou até que seja autorizado pelo comissário
do parque fechado seu recolhimento para os boxes.

1.7 [ADENDO 1.7: item excluído]

1.8 Cada bateria deverá ser composta por até 36 pilotos.Em caso de número
de inscritos por categoria seja inferior, a corrida poderá ser realizada com
as categorias mescladas, embora premiando de forma separada.

[ADENDO 1.8: alteração da redação]
    1. 8.1 Caso haja a mescla de categorias, a tomada de tempo ocorrerá da
      mesma forma. A ordem de largada se dará por ordem dos
      melhores tempos, sem distinção por categoria. Em caso de empate
      de tempos, a definição se dará por quem fez a volta primeiro e,
      caso persista o empate, por sorteio.
[ADENDO 1.8.1: inclusão do subitem]

1.9 [ADENDO 1.9: item excluído]

1.10 O campeonato ocorrerá em 4 etapas, sendo todas realizadas no
Kartódromo Internacional de Guapimirim. Será utilizado um traçado
diferente para cada etapa. Os traçados a serem utilizados, etapa a etapa,
serão previamente informados, conforme combinado com a
administração do Kartódromo. A ilustração do traçado estará disponível
no site oficial do evento www.kartv4.com.br e demais canais oficiais da
competição.

[ADENDO 1.10: alteração da redação]

1.11 Os meses previstos para cada etapa são, respectivamente, Outubro e
Novembro/2022 e Janeiro e Fevereiro/2023, podendo sofrer alterações, de
acordo com demandas específicas da administração do kartódromo ou,
até, da própria comissão organizadora da competição. Os dias dos eventos
serão divulgados no site oficial do evento www.kartv4.com.br, redes
sociais e flyers.

[ADENDO 1.11: alteração da redação]

1.12 Nos dias de corrida a pista estará aberta aos pilotos inscritos para treinos,
ajustes e warm up oficial, conforme programação particular da etapa.

    1. 12.1 Na programação particular de cada etapa haverá a previsão de
      realização de um warm up oficial de 20 minutos, onde apenas os
      inscritos no evento poderão acessar a pista. Os pilotos
      participantes da Copa V4 poderão usar a pista ANTES do warm up
      oficial, seguindo o cronograma de horários do Kartódromo,
      PORÉM, após o encerramento do warm up oficial de 20 minutos,
      NENHUM PILOTO poderá mais acessar a pista fora dos horários
      deliminados do evento, ou seja, após o warm up oficial da Copa
      V4, os pilotos inscritos somente poderão voltar para a pista para o
      cumprimento dos eventos de competição (tomada de tempo e
      corridas).
                              [ADENDO 1.12.1: inclusão de subitem]

1.13 [ADENDO 1.13: item excluído]

1.14 [ADENDO 1.14: item excluído]

1.15 As intervenções dentro da pista somente serão permitidas para reparos
simples, sem troca de peças, EXCETO VELA DE IGNIÇÃO. Na pista será
autorizada somente o auxílio externo para empurrar o kart, reinstalação
da corrente, conectar mangueiras, etc.

[ADENDO 1.15: adicionada a exceção para “troca de vela de ignição”]

1.16 Todos os pilotos devem ter seus números de identificações visíveis, na
gravata, carenagens laterais e para-choques traseiro.
FAST: Fundo amarelo com numeral preto
SPRINTER: Fundo amarelo com numeral preto
MASTER: Fundo amarelo com numeral vermelho
NOVATOS: Fundo amarelo com numeral verde

[ADENDO 1.16: adicionada a categoria FAST]

1.17 A pontuação de cada bateria será a seguinte:
1º: 11 pontos
2º: 9 pontos
3º: 8 pontos
4º: 7 pontos
5º: 6 pontos
6º: 5 pontos
7º: 4 pontos
8º: 3 pontos
9º: 2 pontos
10º: 1 ponto

1.18 Para fins de contabilização e premiação da etapa, será realizado o
somatório da pontuação das duas baterias do dia. Caso haja empate em
número de pontos, o critério de desempate será a melhor classificação da
primeira bateria.

1.19 Para fins de contabilização ao final de campeonato, cada piloto deverá,
obrigatoriamente, descartar a pior bateria entre todas as que pontuou. NOTA 1: Não há número mínimo de voltas para fins de contabilização de
pontuação da bateria. Basta que o nome do piloto conste no relatório de
cronometragem, ou seja, apenas uma única volta cronometrada já é o
suficiente para pontuar na bateria. NOTA 2: O piloto que não conseguir largar e seu nome não aparecer no
relatório de cronometragem, não pontuará e não poderá usar este
resultado para fins de descarte.

1.20 Em caso de empate no somatório da pontuação ao término do campeonato,
o critério de desempate será por maior quantidade de primeiros lugares.
Caso o resultado persista empatado, passará a ser por maior quantidade
de segundos lugares. Se persistir empatado, será por maior quantidade de
terceiros lugares. Se persistir empatado, ocorrerá por maior quantidade
de 4º lugares e, assim, sucessivamente.

1.21 [ADENDO 1.21: item excluído]

1.22 O grid de largada da segunda bateria será definido pela ordem de chegada
invertida da primeira bateria, mas apenas para os cinco primeiros
colocados. Da sexta posição em diante, a posição de largada será a
mesma da posição de chegada da bateria anterior.

1.23 Todas as largadas ocorrerão em movimento, com os karts posicionados
lado-a-lado. Posições de largada ímpares largam sempre por dentro da 1ª
curva.

1.24 Não é permitida a inscrição de um piloto em mais de uma categoria.

1.25 O limite da pista é de 36 (trinta e seis) karts simultâneos. Então, se o
limite extrapolar, a participação será garantida por ordem de inscrição.

1.26 É permitida a adoção de corridas em duplas (dois pilotos por kart), porém
estes que o fizerem, não poderão mudar suas duplas durante o
campeonato. Deverão, obrigatoriamente, cada piloto participar cada um
de uma bateria para cada uma das etapas. Caso algum piloto esteja
impossibilitado de participar de uma determinada bateria (mesmo que por
razão de força maior), seu companheiro não poderá correr por ele,
tampouco usar um piloto substituto.

1.27 O piloto que usar pneus sem lacres (estreante), pagará, a título de medida
compensatória por notória vantagem, 1 (um) segundo adicionado à sua
tomada de tempo e 5 (cinco) segundos somados à primeira bateria de
utilização destes pneus. A partir da 2ª bateria, não haverá mais
pagamento de medida compensatória.

1.28 O piloto deverá usar o combustível fornecido pela JM Racing (loja física
instalada no KIG), fazendo a compra diretamente com estes. O volume a
ser comprado é de 10 litros por etapa.

1.29 A título de informação, utiliza-se álcool etanol comum, adicionado com o
lubrificante Molykart, na proporção de 20:1.

1.30 O abastecimento ocorrerá no parque fechado, de forma comunitária, sob
supervisão de um comissário designado para tal.

1.31 A tampa do reservatório será lacrada pelo fiscal de combustível e, caso seja
necessário romper, somente poderá ser feito diante o comissário de
abastecimento. O não cumprimento deste requisito obrigará o piloto a
descartar o conteúdo de seu tanque e comprar novamente 10 (dez) litros
de combustível.

1.32 A premiação se dará, ao término de cada etapa, com o somatório de
pontos das duas baterias, sendo premiados do primeiro ao quinto
colocados, com direto a troféus e/ou medalhas.

[ADENDO 1.32: alteração da redação]

1.33 As atitudes antidesportivas durante as disputas de pista ou fora delas serão
avaliadas pela direção de prova, comissários, conselheiros e comissão
organizadora, sendo passíveis de punição de tempo, desclassificação ou,
até, exclusão do campeonato, quando se tratar de atitude que desrespeite
aspectos de segurança e/ou honra dos pilotos, público e/ou preparadores.
NOTA: desviar do traçado definido no cronograma da etapa (“cortar a
pista”) para ganhar vantagem não será admitido sob hipótese alguma,
mesmo que em treinos livres. Caso o piloto adote este procedimento, será
punido sob julgamento da comissão organizadora.

1.34 A adesão ao evento, etapa por etapa, se dá pelo pagamento da quantia
definida e divulgada nos canais oficiais da competição, sendo realizado
através de depósito bancário antecipado.

[ADENDO 1.34: alteração da redação]

1.35 Após a realização da inscrição, esta não poderá ser cancelada e o valor pago
não será devolvido. Também não será possível reverter a inscrição para
etapas subsequentes.

1.36 [ADENDO 1.36: item excluído]

1.37 Durante todo evento só poderão estar na pista os pilotos, preparadores,
empurradores, fotógrafos e cinegrafistas com o uso OBRIGATORIO DE
COLETES. Os coletes serão fornecidos gratuitamente na abertura do
evento. A entrega será feita diretamente para quem de direito, mediante a
apresentação da carteira de identidade. O colete deverá ser devolvido no
final do evento. Em caso de perda ou danos ao colete, será cobrada uma
taxa de R$ 60,00 (sessenta reais). O piloto não pode fazer a retirada para
outras pessoas. A entrega é pessoal.

1.38 O evento contará com os seguintes os comissários:

    • Diretor de prova;
    • Comissário de pista;
    • Comissário de abastecimento;
    • Comissário de pesagem;
    • Comissário do parque fechado;
    • Comissário de vistoria do motor, bobina e carburadores;
    • Comissário de vistoria do chassi, números e filtro;
    • Comissário de pneus;
    • Bandeirinhas.

1.39 Cada piloto deverá se responsabilizar pelo seu empurrador. A
ORGANIZACAO NÃO FORNECERA EMPURRADORES para os karts.

1.40 Durante o desenvolvimento das atividades de pista (warm up, tomada de
tempos ou corridas), caso algum piloto precise de auxílio para empurrar
seu kart, é mandatório que o auxiliar que esteja mais próximo, mesmo
sendo membro de equipe concorrente, proceda com este auxílio. Em caso
de colisões, priorizar o piloto prejudicado e, em seguida, a piloto causador
do incidente. O auxiliar que ignorar a demanda de algum piloto,
concorrente ou não, causará punição a sua equipe, a ser definida pela
comissão organizadora do evento.

1.41 O número de voltas sugerido de cada bateria é de 15, porém isso será
sempre confirmado durante o briefing de segurança de cada etapa.

 

2 REGULAMENTO TÉCNICO

2.1 Todas as peças que estão sujeitas a vistorias somente poderão ser
substituídas mediante autorização do comissário do parque fechado. As
peças que foram substituídas serão retidas para a devida vistoria.

2.2 CHASSIS: poderá ser usado qualquer kart fabricado em série e que esteja
em perfeito estado de conservação, bem como sem alterações que
coloquem em risco a boa prática da competição. Será permitida a troca do
chassi entre uma bateria e outra, desde que sejam utilizados os mesmos
pneus e “motor + carburador” da bateria anterior. Entre as baterias só será
permitida a troca do motor ou carburador (usado anteriormente) se a peça
retirada ficar retida para inspeção posterior. É MANDATÓRIO QUE HAJA
FISCALIZAÇÃO E AUTORIZAÇÃO PRÉVIA PARA REALIZAÇÃO DESTES ATOS.
NOTA: A bitola traseira máxima é de 1.400 mm.

2.3 MOTOR: deverá ser utilizado o Riomar V4 2 tempos 125cc para as
categorias SPRINTER, MASTER E NOVATOS. A preparação é livre,
respeitando os pré-requisitos dos tópicos a seguir. Para a categoria
FAST, basear-se no regulamento técnico da Copa KIG PCR-PARILLA 2022.

[ADENDO 2.3: adicionada a categoria FAST, no qual aponta para o regulamento técnico da Copa KIG
PCR-PARILLA 2022, divulgado nos canais oficiais de comunicação da competição]
    • 2.3.1 CABEÇOTE: preparação livre. Fica permitida a invasão da vela na
      câmara até o primeiro fio de rosca. Não é permitido retrabalhar a
      rosca da vela (M14x1,25 mm) ou criar espaços vazios, de forma a
      mascarar o verdadeiro volume da câmara de explosão quando for
      ocorrer a inspeção volumétrica.
    • 2.3.2 CAMISA DO CILINDRO: preparação livre, respeitando o limite de
      retífica de 0,70 mm (Ø62,70 mm).
    • 2.3.3 BLOCO: preparação livre.
    • 2.3.4 EIXO VIRABREQUIM: original Riomar, nas medidas 44 mm
      (antigos) ou 47 mm (modernos), com curso de 41 mm.
    • 2.3.5 BIELA: original Riomar, nas medidas 20,1 mm (antigas) e 18 mm
      (modernas).
    • 2.3.6 PINO DA BIELA: marcas e preparação livres, respeitando as
      medidas 20,1 mm (antigas) e 18 mm (modernas), sem alteração
      do curso.
    • 2.3.7 PISTÃO: marcas e preparação livre, respeitando o limite de retífica de
      0,70 mm (Ø62,70 mm).
    • 2.3.8 CÂMARA DE COMBUSTÃO: com o pistão em “Ponto Morto Superior”
      (PMS), será medido o volume geométrico até facear com o último
      fio de rosca do cabeçote, que deverá ser de no mínimo 14 cm3
      (tolerância -0,20 cm3
      ). É permitida a invasão da vela na câmara de
      combustão até o 1º fio de rosca.
    • [ADENDO 2.3.8: adicionada a tolerância volumétrica de -0,20 cm3 e permissão da invasão da vela na câmara de combustão até o 1º fio de rosca]
    • 2.3.9 FLANGE: de qualquer marca, respeitando a medida do difusor de
      até Ø26 mm (tolerância +0,20 mm).
    • 2.3.10 PIRÂMIDE: de qualquer marca, na medida de até 66 mm.
    • 2.3.11 SISTEMA DE IGNIÇÃO: permitido somente analógicas das marcas
      Motoplast, Seletta ou PVL.
    • 2.3.12 VELA DE IGNIÇÃO: os fabricantes e modelos permitidos são: EGV; NKG B8; NGK B9EG; NGK B10EGV; NGK BR9EIX Iridium; NGK
      BR10EIX Iridium; NKG BR10EG; Denso IW27; Denso IW31, Bosch
      W07CS e Bosch W08CS. As velas deverão ser originais, sem
      retrabalho, com rosca M14 x 1,25 mm e comprimento de 19 mm. O anel de vedação NÃO poderá ser retirado.
    • 2.3.13 CARBURADOR: do tipo simples, fabricado em série, com bomba de
      combustível simples e duas agulhas. A preparação é livre,
      respeitando a medida do difusor até a borboleta de até 26 mm.
      Fica proibido o uso de qualquer acionamento da borboleta que não
      seja por eixo, por exemplo, sistema de guilhotina.
    • 2.3.14 ESCAPAMENTO: deverá ser original, saída única com diâmetro de
      até 25 mm e fabricados em série, sem retrabalho e preparação.
      Marcas admitidas: Spinery e Roma. Escapamentos sem miolo
      original não são permitidos.
    • [ADENDO 2.3.14: alteração da redação]
    • 2.3.15 FLEXÍVEL DO ESCAPAMENTO: está liberado de qualquer tipo, desde
      que com comprimento entre 60 mm e 110 mm.
    • 2.3.16 FILTRO: a utilização de elemento de filtro é obrigatória. O elemento
      não poderá estar danificado. Apenas será aceito correr sem o
      elemento para quando for declarado “corrida com chuva”.
    • 2.3.17 RELAÇÃO DE TRANSMISSÃO: serão utilizados conjuntos de pinhão,
      corrente e coroa de qualquer marca, desde que respeite a relação
      de até 9 x 73 ou 10 x 82 dentes (pinhão x coroa). Medidas menores
      são permitidas. É proibido o uso de pinhão especial de 10 dentes,
      cujo diâmetro no pé do dente seja menor que 20 mm.

2.4 PNEUS: os pneus serão lacrados na 1ª e 3ª etapas do campeonato
(admite-se o uso de pneus novos ou usados, a critério de cada piloto).
Estes ficarão sob poder do próprio piloto ao término de cada etapa. Serão
do tipo “vermelho”, marca MG ou Speed.

    • 2.4.1 Assim sendo, o jogo de pneus usados na 1ª etapa deverá ser o
      mesmo usado na 2ª etapa e o jogo de pneus usado na 3ª etapa,
      deverá ser o mesmo usado na 4ª etapa.
    • 2.4.2 Os pneus somente poderão ser calibrados com ar comprimido
      atmosférico natural. É vedado o uso de gás hélio, nitrogênio e/ou
      outros gases.
    • 2.4.3 É expressamente proibido o uso de aditivos químicos (minerais ou
      sintéticos) para aumento de aderência e/ou vida útil.
      NOTA: este subitem veda a estocagem de pneus emergidos em
      talco, serragem, água, etc, ou, até mesmo, a aplicação destes
      quando da utilização.
    • 2.4.4 A utilização de pneus do tipo “biscoito” (para chuva) é obrigatória
      sempre que a direção de prova declarar “corrida com chuva”. Não
      há previsão para lacragem de pneus “biscoito”, ou seja, admite-se
      a utilização de pneus novos ou usados, sem distinção.
    • 2.4.5 Não será permitida a troca de pneus lacrados, exceto em casos de
      danos irreparáveis, sob supervisão da comissão

 

3 USO DE IMAGEM

3.1 Há previsão do evento ter cobertura de filmagem e fotografias, podendo
ser transmitido, inclusive, ao vivo. O conteúdo gravado ficará disponível
posteriormente em redes de TV, internet e congêneres, bem como em
materiais de marketing e divulgação de eventos futuros. Todos os
presentes no evento autorizam a captação de sua imagem e a reprodução
destas nos referidos meios.

3.2 Todo o piloto que realiza sua inscrição, autoriza, de forma direta e
inequívoca, o uso de sua imagem na forma descrita na alínea 3.1.

[ADENDO 3.2: alteração da redação]

 

4 DAS INFRAÇÕES, PUNIÇÕES E OMISSÕES

4.1 O descumprimento de qualquer norma prevista no regulamento técnico
e/ou desportivo é passível de desclassificação.

4.2 Mediante a gravidade da punição, a comissão irá julgar a possível exclusão
do campeonato.

4.3 As infrações ao regulamento ou atitudes antidesportivas que sejam
detectadas após as etapas serão avaliadas pela comissão organizadora, que
poderá decidir por punições, mesmo que a posteriori. Requisições de
investigação pelos pilotos para a comissão organizadora deverá ocorrer
por email.

4.4 Os casos omissos serão tratados pela comissão organizadora do evento.

 

5 DA COMISSÃO ORGANIZADORA

5.1 A comissão organizadora deste evento é formada por Alessandra Correa,
Fábio Peres, Fernando Fedeli, Guiga Rocha, Joaquim Marcelo, Leandro
Cunha e Marco Aurélio.