4º GP Unimed Cidade de Limeira de Kart 20 e 21 de outubro de 2023
REGULAMENTO TÉCNICO
1- MOTOR: Motores Honda, escapamento e filtros serão LOCADOS pela Cuca Racing. Os motores serão sorteados. O valor da locação SERÁ ED R$ 300,00 e NÃO ESTÁ INCLUSO NA INSCRIÇÃO, e será pago separadamente para a Associação Esportiva GP DO BEM, através de depósito bancário ou pix (os dados estão disponíveis no site do evento, (www.gpcidadedelimeiradekart.com.br). Enviar comprovante de pagamento, com o nome do piloto, para gpdobemgp@gmail.com ou WhatsApp 19981023989.
2- COMBUSTÍVEL: Gasolina comum. O combustível será de responsabilidade do piloto. Poderão ser coletadas amostras de combustível para análises, a qualquer momento. Qualquer irregularidade, o piloto será desclassificado das duas baterias.
3- CHASSI: Chassis homologados até ano 2023.
4- FREIO: Freio permitido apenas no eixo traseiro.
5- BITOLA TRASEIRA: Permitido até 140 centímetros, medido da face externa das rodas.
6- CARENAGEM: Obrigatório o uso de carenagem completa (bico, gravata e laterais). Em caso de perda de carenagem durante a corrida, o diretor de provas irá solicitar que o piloto pare para recolocação, o que deverá ser feito pelo piloto em até 3 voltas após o primeiro aviso e caso não seja atendido o piloto será desclassificado da bateria com bandeira preta.
7- PARA-CHOQUE: Obrigatório o uso de para-choque integral.
8- IDENTIFICAÇÃO DO KART: Obrigatória a identificação do kart com número visível na gravata e parachoque traseiro. A não utilização acarreta penalização de 20 segundos no tempo total da bateria.
9- FILTRO DE AR: Filtro de ar é padrão do motor. Não será permitido o uso de outro
tipo de filtro, exceto, em dias de chuva.
10- COROA E PINHÃO: Acoroa será de 42 dentes, ou número menor, verificado na vistoria e a corrente poderá ser usada de passo 428. Pinhão será de 13 dentes já instalado no motor, não podendo ser substituída sem autorização.
11- PNEU: Dureza VERMELHA, das marcas MG, Speed ou Le Cont. Pneus de chuva são livres.
12- PESO: Peso mínimo obrigatório do conjunto Kart +Piloto é de 183Kg, sem nenhuma tolerância, tanto para a categoria Super como a Senior. Caso o peso mínimo não seja atingido o piloto será desclassificado. Todos os pilotos do grid devem pesar ao término da bateria. Em caso de quebra do kart é obrigatória a pesagem assim que o kart for retirado da pista. Éde responsabilidade de cada piloto acertar o peso de seu kart. Abalança estará disponível desde o dia 20 de outubro, véspera do evento. Todos os pilotos serão pesados logo após o encerramento de cada bateria. Esses pilotos serão direcionados a um local pré- determinado e não poderão se afastar do seu kart até o momento da pesagem, piloto que estiver abaixo do peso, se negar ou não se apresentar para a pesagem, será desclassificado da bateria. O coniunto kart/piloto será pesado na condição que terminar a corrida, não sendo permitido repor partes ou peças perdidas na disputa. Para não deixar dúvida com relação a erros de medições o piloto tem direito a pesar 3 vezes.
13- LASTRO: É obrigatório que os lastros estejam muito bem fixados ao banco ou chassi através de parafuso, porcas e contra porcas.
14- RESERVATÓRIO PARA O RESPIRO DE ÓLEO DO MOTOR: É obrigatório que todos os karts tenham esse reservatório.
REGULAMENTO DESPORTIVO
1- SUB-CATEGORIAS:
SUPER: Pilotos com idade de 15 anos ou mais.
SÊNIOR: Pilotos com idade de 40 anos ou mais.
2- SORTEIO E RETIRADA DOS MOTORES LOCADOS: Será determinado o horário na grade de horários. Ocorrerá no mínimo 2 horas antes do Warm-up.
3- TREINO LIVRE: No dia 20 de outubro, são liberados treinos livres, seguindo a grade de horários, com motores próprios.
4- TOMADA DE TEMPO: Será realizado no dia 21 de outubro, às 09:40hrs, já com os motores locados. Terá duração de 25 minutos. Obs: A troca de motor entre a tomada de tempo e/ou uma bateria e outra, serão penalizadas com largada do piloto no final do grid, independente do resultado da tomada de tempo ou da bateria anterior.
5- MODELO DE CORRIDA: Serão disputadas em 2 baterias de 17 voltas, a primeira as 1235hs e a segunda as 1610hs. A ordem de largada da 2a bateria será exatamente a mesma ordem do grid final da primeira bateria. Pilotos desclassificados na 1a bateria largarão no final do grid da 2a bateria. As largadas serão lançadas e em fila dupla. Se algum piloto sair da sua posição na volta de apresentação, ele deverá retornar o mais rápido possível. Caso ele não se posicione a largada será dada e o piloto será penalizado com Time Penalty de 30 segundos ou em caso de problemas mecânicos será orientado a ir para os boxes. O desalinhamento do grid e as tentativas de ultrapassagens somente poderão ocorrer após a Bandeirada de início de prova.
6- PONTUAÇÃO DAS BATERIAS: 11 pontos ao 1º colocado, 9 pontos ao 2º colocado, e assim sucessivamente até o 1 ponto ao 10º colocado. Se houver empate nos pontos somados das duas baterias, vence quem tiver a melhor colocação na 2ª bateria.
7- IDADE: Podem participar pilotos com 15 anos ou mais. Os pilotos menores de 18 anos, necessitam de autorização de responsável legal.
8- PILOTO ÚNICO OU DUPLA DE PILOTOS: Será permitido participar equipes de UM PILOTO e um Kart OU DOIS PILOTOS e um kart. Para as equipes com Dois Pilotos, cada piloto deve correr uma bateria. Os dois pilotos podem participar da Tomada de Tempo, desde que os dois façam a pesagem. Os lastros não podem ser modificados durante a Tomada de Tempo. As equipes com Dois Pilotos, se ficarem entre os 6 primeiros colocados, receberão um único troféu.
9- PREMIAÇÃO: Serão premiados com Troféus do 1° ao 6° colocados nas duas sub-categorias. Se a categoria atingir um número mínimo de 15 pilotos inscritos, será ofertado 1 ANEL DE PRATA exclusivo do GP. Ocampeão de cada sub-categoria, terá seu nome eternizado em plaqueta prateada no Trofeuzão permanente do GP.
10- SEGURANÇA: Todos os pilotos deverão usar macacão próprio para pilotagem de kart, com calças e mangas compridas. É obrigatório o uso de luvas, sapatilhas e meias cobrindo a canela. Os capacetes deverão ser do tipo integral (cobrindo o queixo) com viseiras que devem ser fechadas a partir do momento da entrada na pista.
11- ITENS OMISSOS DESSE REGULAMENTO PARTICULAR, SEGUEM O REGULAMENTO DESPORTIVO DA CBA PARA O KARTISMO, E SERÃO ANALISADOS PELOS COMISSÁRIOS DA ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA GP DO BEM.